9.02.2014

Google Analytics

O que é o Google Analytics?
Este é um serviço prestado pela Google (tal como o nome indica) que tem como principais funções fornecer ao webmaster informações sobre o tráfego gerado pelo seu web-site. Do lado do cliente, é uma tecnologia baseada em JavaScript, que permite o envio de informações do computador pelo qual a pessoa que visita um determinado web-site, para os servidores da Google para que mais tarde o webmaster poder avaliar todos esses dados.

Que dados são enviados?
Os dados são de pouca relevância para o utilizador que visita determinado web-site, mas de extrema importância para quem gere todo um web-site (o webmaster), sendo alguns deles, a origem do tráfego (ex.: Cidade, País), a resolução do ecrã da pessoa (ex.: 1366x768), sistema operativo (ex.: Windows, Mac Os, Linux, Android, etc), entre muitas outras informações sobre a sua visita.

Porque são tão importantes esses dados?
Por uma razão muito simples, o webmaster acima de tudo quer gerar novo tráfego para o seu web-site, assim como manter o que actualmente possui, dessa maneira este poderá verificar que artigos são mais visitados e criar novo conteúdo de interesse. No caso da resolução, aquela que tiver mais adeptos, deverá ser para aquela que melhor o web-site deve estar preparado. Mas dando um exemplo mais prático, imaginemos que o webmaster não quer gerar mais tráfego, mas quer agora melhorar a qualidade do conteúdo, e repara que os Portugal, Brasil e os PALOPS (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) são quem mais visitam o seu conteúdo apesar de ele ser por exemplo em inglês, poderá ser de bastante interesse fazer algum conteúdo em português, não é? Ou até mesmo conteúdos sobre esses mesmos países.
Existem muitas mais abordagens para além destas.

Que vantagens me pode trazer?
Esta ferramenta é bastante importante, devido a tratar da recepção da informação automaticamente, assim como a divisão e organização desses mesmos dados por áreas, permitindo ao webmaster dedicar todo o tempo que perderia nesse processo noutros processos.

Apenas Webmasters ou SEO podem usar esta plataforma?
Sem sombra de dúvidas que não, apesar de webmasters e SEO (profissional com conhecimentos técnicos, como eu, para preparar um web-site para facilmente ser lido por parte dos motores de busca como o Google, Yahoo! ou Bing) serem profissionais dedicados à área onde o Google Analytics se insere, a Web, profissionais da área de marketing ou profissionais de vendas, os dados apresentados pela plataforma são muito importantes dando ferramentas a estes para o seu dia-a-dia no trabalho.

Se têm um web-site, esta sem dúvida é uma ferramenta indispensável no vosso dia-a-dia, sem ela nada saberão sobre o vosso web-site além dos códigos que escreveram durante o desenvolvimento.

Aproveitem,



Categories:

0 comentários:

Enviar um comentário